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Uma solução na palma da mão

Saiba como os recursos digitais estão ajudando reparadores automotivos a serem mais eficientes no trabalho

Não é de hoje que a internet tem transformado a rotina e a forma de consumo dos brasileiros. E, tratando-se do setor automotivo, essa mudança é sentida no tempo e no bolso dos profissionais da área.

O mecânico José de Sousa que o diga. Antes do comércio eletrônico, o mineiro de Belo Horizonte tinha que reservar uma grande parte de sua jornada de trabalho para pesquisar, pessoalmente, peças.

A tarefa envolvia longas caminhadas, de loja em loja, sem ter a certeza de que encontraria o item que precisava. Muitas vezes, quando não conseguia o produto, a espera era ainda maior, prejudicando o andamento de sua oficina.

O mecânico José de Sousa se surpreendeu com as possibilidades da web

 

Graças à internet, o esforço é muito menor. Em uma busca em nossa plataforma Canal da Peça, o mecânico percebeu que poderia economizar tempo e dinheiro. “Consegui achar peças que dificilmente iria encontrar em uma loja física”, afirma, entusiasmado.

Shopping virtual

Como operamos no modelo marketplace, o consumidor consegue comparar preços de lojistas de todo o Brasil e, assim, escolher onde prefere fazer a aquisição. A transação é feita online e, a entrega, em poucos dias, dependendo da região. O cliente ainda pode parcelar os produtos em até 12 vezes sem juros.

A busca é feita de modo simples e rápido, através de ferramentas criadas para facilitar a procura. “Faço muitas pesquisas no portal e, sempre que preciso, também utilizo como meio de compra. É uma plataforma muito útil para o dia a dia, pois agiliza nosso trabalho”, diz Luiz Carlos Rodrigues, da oficina Auto Center Jr.

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Em um único endereço eletrônico, o usuário se conecta ao estoque de mais de 300 varejistas que, juntos, somam quase um milhão de produtos. “É um site muito completo. Raramente, não encontrei o que eu buscava”, afirma Rodrigues.

Consumidores mais conectados

O varejo online promete atrair ainda mais consumidores para a rede. Um estudo feito pela consultoria americana Forrester Research, por encomenda do Google, concluiu que 27 milhões de brasileiros farão sua primeira compra pela internet até 2021.

Se a expectativa for atingida, o País terá 67,4 milhões de consumidores virtuais, o que representa 44% dos internautas. A pesquisa ainda prevê aumento de quase 80% no faturamento do comércio eletrônico, saltando para R$ 85 bilhões até 2021.

No ar desde 2013, o Canal da Peça já recebeu mais de 12 milhões de visitas e 7 milhões de usuários únicos, como Daniel Soares, da Integração Auto Elétrica. Utilizando a plataforma diariamente, há mais de dois anos, o profissional não consegue imaginar seu dia a dia sem a ajuda tecnológica.

Daniel Soares, da Integração Auto Elétrica


“Uso muito o Canal da Peça para pesquisar informações e comparar preços. Hoje, a plataforma já está inserida na minha rotina. Sem ela, meu trabalho ficaria mais complicado”, diz.

Negócios para todos

Além da conexão entre mecânicos e varejistas, o portal também disponibiliza os catálogos dos principais fabricantes de autopeças, auxiliando quem busca por informações e modo de aplicação. Marcas como Bosch, MTE-Thomson, SKF, Delphi e Fras-le já utilizam as soluções digitais do Canal da Peça.

“A plataforma, além de facilitar a venda e compra de autopeças, também possibilita atrelar conteúdo técnico e compartilhar informações relevantes sobre os produtos, serviços e tecnologias, o que reforça o relacionamento da Bosch com o mercado de forma geral”, diz Raphael Couto, coordenador de trade marketing da divisão Automotive Aftermarket da América Latina da Bosch.

“Através do nosso portal exclusivo, criado pelo Canal da Peça, também proporcionamos aos lojistas a experiência de estarem inseridos no mundo digital.”

Para os parceiros Bosch Service, o endereço virtual chega para ajudar a impulsionar os negócios. “É muito interessante a proposta da plataforma. Não existe nada parecido no setor”, aprova Carlos Larini, da Dinapolli Bosch Car Service. “Gostamos muito das soluções digitais do Canal da Peça. Elas vêm para ajudar a nossa área”, acrescenta.


Mecânicos na rede

Profissionais automotivos têm confiado cada vez mais na internet. É o que aponta uma pesquisa recente da Central de Inteligência Automotiva (Cinau). O estudo, que avaliou 488 reparadores independentes no Brasil, revelou que 58% utilizam a web para comprar autopeças.

A análise também concluiu que 7 em cada 10 profissionais automotivos optam pela compra virtual quando não encontram a peça em seus fornecedores. O mecânico Odenir dos Santos é um deles.

“Utilizo muito o Canal da Peça e acho fantástico o fato de, em um único sistema, encontrar tantas opções de varejistas e fabricantes”, afirma. “Acesso quase todos os dias e é muito útil para o meu trabalho, tanto para pesquisa de peças como para compra.”

+ Confira a entrevista com Rafael Campion, cientista de dados do Google, sobre o futuro do setor de autopeças

Compartilhando da mesma opinião, o reparador automotivo Rubenel Araujo acrescenta outros benefícios. “Gosto de aproveitar os ‘fretes grátis’ disponibilizados por alguns fabricantes. Como moro no Maranhão, muitas vezes, a taxa é um pouco mais cara”, afirma. “Mas mesmo assim é um excelente canal de compra e pesquisa”, diz. Pelo visto, as ferramentas digitais já fazem parte do arsenal de trabalho dos mecânicos.

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